Blog Pro Wrestling Portugal: Chikara Pro



Chikara Pro


Não tenho escrito neste blog tantas vezes quantas as que gostaria, nem me sinto propriamente criativo neste momento preciso, mas pronto.

Quando aqui à uns tempos neste blog se discutiu sobre o tipo de wrestling praticado nas indys por oposição aos da WWE, segundo o argumento de que o wrestling nas indys implica menos selling, workrate, psicologia, storytelling, etc. Pensei que a melhor forma de tentar contrariar essa prespectiva seria divulgar aqui, com artigos de qualidade, o bom wrestling que se consegue fazer nas indys. Apesar de ter falhado miseravelmente nessa regularidade, arranjo agora algum tempo no meu plano de estudos para exames para tentar uma pequena exposição sobre uma das melhores promoções indys da actualidade: Chikara Pro Wrestling

Desde que decidi dar uma chance a este promoção, cedo no ano de 2007, tenho vindo cada vez mais a impressionar-me com a qualidade dos shows, chegando ao ponto de estes se tornarem imprescindíveis, e conseguindo facilmente rivalizar em qualidade com shows de ROH. Chikara Pro é uma criação de Mike Quackenbush, um veterano da cena indy americana, vastamente influenciado pelo estilo mexicano de Lucha e por banda desenhada, para além de ser incontestavelmente um dos melhores wrestlers da actualidade. Juntamente com a promoção em si, a Chikara tem também a sua escola, onde os nomes mais que credíveis de Quackenbush e Chris Hero (que abandonou recentemente a escola) foram formando ao longo dos tempos novos wrestlers de qualidade surpreendente, levando por acréscimo ao aumento da qualidade dos shows. De facto, o roster de Chikara é maioritariamente formado por jovens, que se não foram criados a 100% na sua escola, não enjeitaram pelo menos a oportunidade de aparecer em algumas sessões para aumentar as suas capacidades. Assim se explica como tantos e tão jovens atletas conseguem desde já mostrar-se à altura do mundo difícil que é o Pro-Wrestling. Jovens como o grupo The Colony (Fire Ant, Worker Ant e Soldier Ant), Ricochet, Lince Dorado (apenas 1 ano de experiência, um dos membros mais activos do roster), Tim Donst (outro que só apareceu este ano, e tem estado no goto dos fãs), Moscow, Equionx, Hydra, Shayne Hawke, Amasis, Ophidian ou Los Ice Creams. A estes, para além da experiência de Mike Quackenbush e Chris Hero, juntam-se também nomes como Mitch Ryder, Claudio Castagnoli ou El Pantera. A Chikara Pro booka sobretudo jovens para fazer deles estrelas. Os wrestlers já mais estabelecidos do roster, estableceram-se na Chikara Pro. Os seguidores de ROH saberão da qualidade de Larry Swenney no microfone, têm também tido a oportunidade de seguir Jigsaw e Hallowicked, e não faltará muito para que Chuck Taylor ou Eddie Kingston tenham as suas oportunidades, isto para não falar de nomes como Leonard Chikarason (Chikara's director of fun) ou Bryce Remsburg (carismático árbitro e comentador).


Aqui têm destaque a acção high flying, rápida, numa clara influência de Lucha Libre, e o humor. Quem quiser por isso parar aqui, achando que os shows não passarão de spotfests seguidos estará a cometer um erro. Primeiro, porque em termos de spots/espectacularidade/whatever aqui consegue-se verdadeiramente inovar, e mesmo os combates mais nonsense são divertidos. Segundo, porque só porque um combate é rápido e tem situações de high flying, não significa que não possa contar uma história, que os wrestlers não vendam, etc. Neste ambito,, a Chikara adopta regras de Lucha, em que em combates de tag, basta sair do ringue para que a tag seja considerada. Mais uma vez, embora idêntica às regras scramble da ROH, estas regras aqui não servem de pretexto para o spotfest undercard louco, ao serem introduzidas de forma regular, permitem que se tenha combates rápidos mas com histórias. Para explicitar estas características, basta dizer que a nível de títulos, os títulos máximos da Chikara são os títulos tag team (campeones de Parejas), sendo que o outro título é a Young Lions Cup, para a qual há um torneio todos os anos onde os participantes não podem ter mais de 25 anos, em que o vencedor do torneio terá depois de defender a taça até ao torneio seguinte.

Na verdade, é conseguído que praticamente todo o roster tenha uma gimmick que funciona e à qual o público responde, e as storylines, mesmo tendo influências mais "fantásticas" como a banda desenhada, são facilmente entendidas e de fácil ligação. Em 2 exemplos curtos e óbvios, temos primeiro Equinox, um rapaz que fazia uns spots giros, mas que nem por isso estava particularmente over, conseguiu obter duas vitórias sobre Chris Hero, uma delas usando o kryptonite de Chris Hero (uma submissão que dá pelo nome de Chikara Special), no combate final da feud, num hair vs mask, Equinox prende o Chikara Special em Chris Hero, mas desta vez Hero consegue escapar-se com um contra-ataque que só Quackenbush era suposto saber, prendendo depois Equinox no Chikara Special para o fazer desistir. Equinox perde a máscara, numa humilhação que faz com que todo o público simpatize com ele, revela-se que não é um "verdadeiro luchador", e é proibido de voltar aos balnearios pelos luchadores legítimos que lhe apontam a porta da rua como saída. E assim, do nada, de forma eficaz e inteligente, consegue-se desenvolver uma história que establece Chris Hero como main heel da companhia, para além de fazer com que um wrestler que pouco dava nas vistas ficasse over. Outro exemplo é o de Brodie Lee, aquando da sua estreia parecia ser um heavyweight perdido no ringue, incapaz de fazer um combate interessante. Foi-lhe dada a gimmick de gajo com problemas mentais com ar de lenhador e agora anda por lá a destruir tudo e todos tornando-se numa figura imponente.

E assim é esta promoção, descontraída mas sempre entretida, com vários combates multi-man que funcionam sempre, com provavelmente o mais inteligente público nos US: embora sejam poucos, têm reacções inteligentes e markam com a acção, não os vão ouvir cantar "this is awesome" nem coisas do género; e cada vez com mais qualidade. Se quiserem dar uma oportunidade a esta malta (e gostava bastante que o fizessem), podem sacar shows, para já, podem ficar com um cheirinho da minha parte:

Dois videos sobre duas feuds que atingiram o seu Climax no ultimo show de 2007:

Eddie Kingston vs Hallowicked


Mitch Ryder vs Lince Dorado


Podem também sacar 3 combates via megaupload na secção multimédia do Fórum Luso Wrestling.
| Próximo Post »
| Próximo Post »
| Próximo Post »
| Próximo Post »
| Próximo Post »
| Próximo Post »
| Próximo Post »
| Próximo Post »
| Próximo Post »

0 Comentários:

Enviar um comentário