Blog Pro Wrestling Portugal: A História da TNA



A História da TNA

A Pré-História


A História da Total Nonstop Action (também conhecida como TNA), começa algo antes de ser oficialmente lançada. Na primeira metade do ano 2001, o panorama do wrestling nos Estados Unidos e Internacionalmente era dominado por duas companhias: a WWF (World Wrestling Federation, a WWE dos dias correntes), e a WCW (World Championship Wrestling). Como ainda acontece nos dias de hoje, haviam algumas federações que se opunham as gigantes do mercado. A que mais se destacou dentre elas foi a federação recentemente ressuscitada pela WWE, se bem que de forma apenas superficial, a ECW (Extreme Championship Wrestling).


A World Championship Wrestling, liderada por Eric Bischoff, funcionava como concorrente directa da WWF, empresa de Vince McMahon, enquanto que a ECW funcionava como a principal alternativa a ambas, com uma vertente mais hardcore, apelava para um público mais selecionado do que ambas as empresas de topo, que procuravam atingir um público mais alargado.


A ECW contava com uma das maiores mentes criativas de toda a história do wrestling - Paul Heyman. Apesar das storylines geniais de Heyman a ECW acabou por falir em Abril de 2001. Na altura, muitos wrestlres que combatiam na empresa de Philadephia, rumaram para a WWF - Rhyno (Rhino), Justin Credible, Jerry Lynn, Tazz entre muitos outros. Até o próprio Heyman foi para a WWF, para ocupar o cargo de comentador no show semanal WWE RAW.

A WCW, como principal concorrente da WWF (ocupava mesmo a posição de concorrente directa, algo que não acontece actualmente com nenhuma federação, quando em comparação com a WWE) foi sendo destruída através da condição financeira que a cada dia se tornava pior, mas também através de boas stotrylines da WWF, protagonizadas pelos melhores wrestlers da época, sendo alguns deles os melhores de sempre no ramo. Estas storylines ainda hoje são recordadas pelos fãs e servem ainda de inspiração para storylines do presente... Mas voltando ao tema, a queda da WCW deu-se em Março de 2001, quando a WWF adquiriu os direitos da frágil e quase falida WCW por um valor algo reduzido - cerca de 2 milhões de dólares. Seguindo o exemplo da ECW, muitos lutadores da empresa falida, rumaram em direcção à WWF.


Estava então formada um monopólio no wrestling. A World Wrestling Federation era senhora absoluta de tudo, e dominava o mercado do wrestling. Este domínio por parte da empresa de Vince McMahon, degradou, de certo modo, o wrestling – com a falta de concorrência a equipa criativa não se preocupava tanto com o que era exibido, o que baixou consideravelmente o nível de qualidade do que era dado a conhecer aos espectadores e fãs de wrestling... Com esse panorama, havia a necessidade de fazer concorrência a WWF e aproveitar as (poucas) estrelas que não foram, ou não conseguiram ser contratadas pela WWF. Surge então a Total Nonstop Action...
| Próximo Post »
| Próximo Post »
| Próximo Post »
| Próximo Post »
| Próximo Post »
| Próximo Post »
| Próximo Post »
| Próximo Post »
| Próximo Post »

0 Comentários:

Enviar um comentário