Blog Pro Wrestling Portugal: WWE e Matt Hardy: afinal, work ou shoot?



WWE e Matt Hardy: afinal, work ou shoot?

A situação entre a WWE e Matt hardy está a ficar cada vez mais confusa, e já ninguém pode dizer que não se pode tratar de uma situação em que os smarts, afinal estão a fazer figura de marks!...

Para quem não sabe a história, aqui vai um breve resumo desta saga desde o seu princípio.

Desde há vários anos que Matt Hardy era, tanto na realidade como nas storylines da WWE, namorado de Lita (Amy Dumas). No ano passado, uma lesão prolongada de Hardy levou a que fosse criada uma storyline que o afastasse temporariamente da WWE. Nessa storyline, Kane engravidava e roubava a namorada de Matt, casando de seguida com ela. Depois de levar uma tareia de Kane, Matt desapareceu das arenas da WWE para efectuar o seu tratamento.

Há alguns meses atrás, um Matt Hardy furioso revelou ter descoberto que o seu amigo de infância Edge (Adam Copeland) tinha, na realidade, seduzido e dormido com Lita durante a ausência de Matt. Este anunciou, no seu site pessoal, a sua separação de Lita e o corte de relações com Edge.

Independentemente de Matt Hardy estar quase pronto a efectuar o seu regresso ao activo, a WWE, aparentemente vendo que seria impossível conciliar as presenças de Matt Hardy, Edge e Lita nos balneários, resolveu dizer adeus ao "elo mais fraco". Assim, Matt Hardy foi dispensado.

Durante os 90 dias da cláusula de não-competição de Matt Hardy, este continuou a despejar veneno no seu site pessoal contra Edge, Lita e a WWE, que aproveitando-se da situação, resolveu torná-la pior: fez um heel turn a Lita, separando-a de Kane para a unir a Edge. A partir de então, Lita e Edge foram os maiores alvos dos apupos do público ao vivo dos eventos da WWE, inflamado pelas declarações de Matt Hardy.

Na semana passada, Matt Hardy colocou no seu site pessoal um vídeo em que celebrava o final dos 90 dias de não-competição, anunciava a sua aparição eminente num evento da RoH (Ring of Honor), e insultava Edge e Lita mais um pouco. Porém, alguns relatórios davam conta de eventos que não se coordenavam bem com esta atitude de Matt, anunciando que Matt e Lita tinham sido vistos juntos em público, dando-se bem. Não obstante, pouco crédito foi dado a estes rumores.

O mais inesperado sucedeu na Raw de 2005-07-11, em que durante a entrada de Edge para um combate contra Kane, Matt Hardy surgiu para agredir Edge, para pasmo aparente de todos os envolvidos e para gáudio do público. Como se tal não bastasse, depois do final do combate, ganho por Kane devido à interferência de Gene Snitsky, e enquanto estes dois se envolviam numa briga, Matt Hardy apareceu de novo por entre o público para voltar a agredir Edge, sendo rapidamente retido pela segurança do recinto, algemado, e levado para fora da arena. Porém, Matt ainda teve tempo para pegar num microfone e gritar aos 4 ventos o quanto Edge e Lita se iriam arrepender, e anunciar que iria aparecer num evento da RoH, uma concorrente da WWE.

Durante esta semana, no programa de entrevista da WWE Byte This, tendo como convidada Lita, Matt Hardy infiltrou-se com uma chamada telefónica surpresa, aproveitando novamente para a insultar, mais a Edge e à WWE.

O que fazer disto tudo?

Nitidamente, a atitude de Matt Hardy durante o período que levou a estes dois últimos eventos, é suposto convencer a todos, mesmo aos smarts, de que Matt Hardy está a vingar-se da traição e do despedimento incorrendo em shoots de surpresa contra Edge e a WWE. Mas há algo aqui que não bate bem.

Como é que Matt Hardy tem a oportunidade de agredir Edge duas vezes no mesmo evento? Se fosse um shoot, não deveria ele ter sido expulso definitivamente da arena após a primeira agressão?

A discrição da WWE em relação a todo o sucedido na Raw dá a impressão de ter sido, de facto, um shoot. Mas como explicar, então, que o microfone que Matt "roubou" estivesse ligado enquanto ele já estava a ser levado, algemado, por entre a multidão?

Estes dados contraditórios podem levar a uma possível conclusão: tudo isto trata-se de uma nova experiência de Vince McMahon, e os smarts e a comunidade de fãs da Internet estão a ser, por assim dizer, as cobaias.

Em conjunto com a actual situação de Muhammad Hassan (descrita num post recente neste blog), e as declarações de Paul Heyman contra a WWE no One Night Stand, a situação de Matt Hardy indica que é possível que o chefe da WWE esteja a experimentar um novo estilo de storyline que torna mais ténue a linha que separa o kayfabe da realidade. Colunistas de sites da especialidade já deram a este estilo de storyline o nome de "worked shoot". Ou seja, é feito para parecer um shoot, mas na verdade, é um work!

Vamos especular. E se é tudo uma conspiração?

Imaginemos que depois das declarações iniciais de Matt Hardy no seu site, este foi convocado por Vince McMahon, não para ser dispensado, mas para ser persuadido a resolver as suas diferenças com Edge e Lita. Imaginemos que, em consequência dessa conversa, Matt perdoou a Lita e Edge, e alinhou numa idéia brilhante de Vince: fingir ser despedido da WWE e, durante 3 meses, atirar veneno no seu site pessoal para cima de Edge e Lita para os tornar heels mais credíveis. E uma vez atingida a sua "liberdade" das obrigações contratuais, voltar à WWE para atacar Edge, ao mesmo tempo que promove a sua aparição noutras promoções.

Poder-se-á perguntar: onde é que está a vantagem da WWE em fazer um angle que envolve dizer mal de si própria e fazer publicidade a outras promoções?

Para responder a essa pergunta, não me digam que não vão ficar atentos às próximas edições da Raw para ver como e quando Matt Hardy poderá aparecer para continuar a sua "vingança" sobre Edge?... E aposto que a maior parte dos fãs, quer sejam marks ou smarts, o vão fazer também!...

A WWE não vê a RoH ou a TNA como concorrência séria, pelo que não tem que temer um pouco de publicidade a estas promoções, mesmo na sua própria programação. A WWE chega sem esforço a milhões de casas onde a TNA é uma ilustre desconhecida. Assim, estaria ao mesmo tempo a criar um angle verdadeiramente excitante e imprevisível, e a elevar Edge, Lita e Matt Hardy nos escalões da promoção.

E os patinhos, durante estes últimos 3-4 meses, teremos sido todos nós, os auto-intitulados "smarts", eternos alvos do desprezo de Vince McMahon. Habituados a ver de longe tudo o que se vai passar na WWE e a prever resultados de feuds com 3 meses de antecedência, desta vez ter-nos-á sido pregada uma rasteira de mestre.

É claro que tudo isto é especulação. Terão Vince McMahon e os escritores da WWE realmente toda esta capacidade de subtileza e inteligência? Parece difícil de acreditar, dados os angles com que normalmente somos brindados - em particular os que têm envolvido Lita desde que esta se separou, na storyline, de Matt Hardy.

Mas existe sempre essa possibilidade. E neste momento, na verdade, estou a sentir-me bastante ingénuo. E vocês?
| Próximo Post »
| Próximo Post »
| Próximo Post »
| Próximo Post »
| Próximo Post »
| Próximo Post »
| Próximo Post »
| Próximo Post »
| Próximo Post »

10 Comentários:

Em sexta-feira, 15 julho, 2005, Anonymous Anónimo disse...

Pois, esta "situação" é bastante confusa, mas parace ser mesmo o tal "worked shot", pois é demasiado bom, até porque, como dizes, a WWE não vê a RoH ou a TNA como concorrência séria.

 
Em sexta-feira, 15 julho, 2005, Anonymous Anónimo disse...

Quanto à situação de Edge e Lita tiveram dormido, já pensaram se isto já não era tanga ? Será que realmente Hardy foi dispensado? Será que Edge dormiu com Lita?
Pelo o que vi tudo isto não passa de uma mentira, e alias, Hardy aparecer num show da ROH não lhe ya fazer grande diferença e seria algo para apepitar a feud.
Adorei a tua maneira de ver isto, tens toda a razao todos os smartas (apesar de não ser um) de lá de fora, os melhores sites, tudo, caiu nesta armadilha da WWE. Caso esta o saja, mas temos mais que provas para o caso, como referiste o caso do PPV da ECW. Muito bem pensado, parabens a ti, e à WWE por este novo estilo de feuds!

 
Em sexta-feira, 15 julho, 2005, Anonymous Anónimo disse...

Estou a sentir-me como um puto que quando via wrestling julgava que era real.

Se isto for um worked shoot (ou só worked shoot a partir de determinada altura) parabéns à WWE.

 
Em sexta-feira, 15 julho, 2005, Anonymous Anónimo disse...

Eu já tenho dito aqui noutros posts a minha opinião sobre este assunto.

Já agora, aconselho a todos os interessados nesta storyline a irem ao site da wwe e verem a edição do Byte This com a Lita e a chamada-surpresa do Matt Hardy, está demais! (Lita na sua melhor actuação desde que pôs os pés na wwe) Quase que dá para ficar outra vez na duvida se é tudo real ou não.

Eu por mim, já dei os parabéns à WWE por terem conseguido enganar-nos a todos, mas sem nenhum tipo de ironia, dou mesmo os parabéns, porque o wrestling tem de ser mesmo assim, uma linha muito ténue entre a ficção e a realidade para que os combates tenham mais significado, mais emoção e mais psicologia.

A minha unica duvida é onde começa o shoot e onde começa o work. a aparição do Matt na segunda feira é um work clarissimo, agora quanto à traição, despedimento, há várias interpretações possiveis. Eu pessoalmente, estou a adorar!

 
Em sexta-feira, 15 julho, 2005, Blogger Myke Greywolf disse...

Existem, de facto, 3 hipóteses relativas a quando terminou o shoot e começou o work. A saber:

1 - Foi tudo work, inclusive a relação de Lita com Edge. Acho pouco provável que tenha sido assim, porque eram necessárias performances dignas de oscar de todas as pessoas envolvidas - incluindo, por exemplo, a esposa de Edge.

2 - O despedimento de Matt Hardy e tudo o que se seguiu foi work. Esta é a que eu acho mais provável, e por isso é que a incluí no post.

3 - Só se tornou work quando o Vince McMahon se deu conta de que o Matt iria ser contratado pela TNA, o que ele quis evitar. Também acho um pouco improvável, porque exigiria uma boa dose de persuasão e planeamento em cima do joelho.

 
Em sexta-feira, 15 julho, 2005, Blogger SinDRomE disse...

A WWE é de extremos.

Não entendo numa brand andar-mos a levar um bombardeamento de um feud já mais que gajos, caso de Eddie com Rey Mysterio. E na outra brand, a equipa criativa toma umas vitaminas, ou pela primeira vez faz aquilo para que é paga, e cria esta magnificência.

A WWE tem o controlo sobre a RoH, não é problema falar em público dela. Porque a maior quota de audiência da WWE ao ver um show da RoH não se iria identificar com a companhia. Por esta altura Vince pensava que a TNA já tinha ido pelo cano abaixo. Mas para surperesa de todos, quer gostem da TNA ou não, esta tem conseguido remar contra a mare´ apesar das incompetências atrás de incompetências. A TNA também não é rival da WWE, mas é a alternativa mais credível, e seria ainda mais se tivesse a sua programação num canal televisivo. A ida de MAtt para lá podeira render algo se houvesse uma reunião dos Hardy's. Mas com o Jeff não dá para fazer grandes planos.

Se isto é um novo modo de fazer wrestling. Muitos parabéns WWE e equipa criativa. Se foi um engano. Aprendam algo com estes enganos.

 
Em sábado, 16 julho, 2005, Anonymous Anónimo disse...

Mas se foi planeado, eles estão também, por um lado, a mostar que aquilo é fake, e que o namorado da vida real da Lita é o Matt Hardy, e que os Kanes e Edges nunca existiram...

 
Em sábado, 16 julho, 2005, Anonymous Anónimo disse...

e k o Kane nunca existiu*

 
Em domingo, 17 julho, 2005, Anonymous Anónimo disse...

Isto amigos é sem sombra de duvida é a coisa + confusa que eu vi.....Uma coisa é certa há 3 fatores que são muito confusos:se n foi combinado,a ideia de deixar o edge sozinho no ring é completamete irrealista,portanto foi nitidamente combinado,depois a apariçado do matt hardy no bytethis foi bastante intereçante porque se a História é "real" nakele frente a frente foi dado um verdadeiro resumo da situação,agora vem o factor + confuso disto tudo ,num video demonstrado num site de matt hardy,para quem n sabe(thematthardyshow.com.),há um video ou houve um video onde ele demontra os pulsos e no meu parcer tem marcas de algemas.Será que isto verdade?
Bem temos que esperar para ver.Talvez na proxima Raw......
P.S:Já Agora gostava de saber o k aconteceu no domingo na ROH na estreia de matt hardy e se houve alguma coisa que explique melhor esta Confusão.

Freitas

 
Em terça-feira, 26 julho, 2005, Anonymous Anónimo disse...

a título de curiosidade, se pesquisarem "worked shoot" na wikipédia vai aparecer-vos este episódio como bom exemplo.
penso q mais nada há a dizer.
só mais isto, mike: foram óptimas performances, é certo, mas a Lita n estava a representar...

 

Enviar um comentário