
Ring Of Honor? No PWP? Mas o que é isto?
Pois, é, meus amigos. Tenho o prazer de vos apresentar o espaço do PWP dedicado ao circuito independente americano, onde andam tantos lutadores com tão pouca exposição. Aqui fica o primeiro tomo, e podem ter a certeza de que mais virão.
Ring Of Honor - Uma introduçãoDesde 2002, muita gente tem falado da Ring Of Honor como a maior das federações independentes. Mas o que torna esta promoção do nordeste tão especial, ao ponto de ser tida em tão alta consideração?
A ROH surgiu com um objectivo definido: ser uma alternativa em termos de performance dentro do ringue. De lado ficou o ênfase em gimmicks, entrevistas (embora estas não tenham desaparecido completamente) e tamanho dos lutadores. A ROH pauta-se por oferecer os melhores combates, dando aos atletas mais pequenos uma oportunidade de singrar.
PlantelO plantel da ROH é composto pelas maiores estrelas do circuito independente, algumas delas a lutar na TNA. Falo de nomes como AJ Styles, Samoa Joe (que foi Campeão de Pesos-Pesados durante 21 meses e tornou o título "mundial" ao defendê-lo fora da América do Norte), Christopher Daniels, Austin Aries, Roderick Strong (estes dois últimos Campeões de Tag Team), Jay Lethal, entre outros. Para além destes, também Bryan Danielson (Campeão de Pesos-Pesados), Nigel McGuiness (Campeão de Wrestling Puro), Low-Ki (que saiu recentemente), Colt Cabana, Jack Evans, CM Punk (agora na OVW), Paul London (ex-Campeão de Pesos-Médios da WWE), por exemplo.
A ROH ganhou grande fama em 2004, quando Dave Meltzer deu ao segundo combate da série de 3 entre Samoa Joe e CM Punk pelo Campeonato da ROH 5 estrelas, algo que já não fazia desde 1997. Os combates entre ambos serviram de exemplo do que de melhor se faz na promoção, e são muito respeitados entre os fãs de wrestling.
Em termos de locais que a ROH visita, são na sua maioria no Nordeste dos Estados Unidos, de onde a promoção é oriunda. Os espectáculos são muito grandes, quando comparados com os da WWE e TNA, podendo extender-se até 4 horas e meia. Os combates ocupam grande parte dos eventos, não sendo raro estes ultrapassarem a meia hora. Estes eventos têm lugar duas a três vezes por mês, uma vez que os lutadores não trabalham em esquema de exclusividade, tendo assim de ajustar os compromissos para poderem estar presentes nos espectáculos.
Títulos da Ring Of Honor:A ROH tem 3 títulos: o Campeonato do Mundo de Pesos-Pesados, sem limite de peso, que é tido como o cinto mais importante; o Campeonato de Tag Team; e o Campeonato de Wrestling Puro.
O Campeonato de Pesos-Pesados foi criado em 2002 e teve como reinado mais longo o de Samoa Joe que, como foi acima referido, durou 21 meses. Durante esse reinado, que começou com uma vitória sobre Xavier a 22 de Março de 2003, Joe enfrentou CM Punk por três vezes, com dois empates no limite de tempo de 60 minutos e uma vitória; também derrotou AJ Styles, Homicide, Bryan Danielson, entre muitos outros lutadores de grande nível da ROH, antes de o perder para Austin Aries, a 26 de Dezembro de 2004.
Nunca ninguém venceu o Campeonato de Pesos-Pesados por mais do que uma vez, algo pouco comum de acontecer. O actual Campeão é Bryan Danielson, que derrotou James Gibson para vencer o título a 17 de Setembro do ano passado.
O Campeonato de Tag Team é actualmente envergado pelos Generation Next, constituídos por Austin Aries e Roderick Strong, duas das maiores estrelas do circuito independente. O reinado dura desde 17 de Dezembro de 2005.
O terceiro e último título da ROH é o de Wrestling Puro. Este título é defendido em combates puros, que se realizam sob regras especiais:
- O lutador tem três possibilidades para romper uma manobra com as cordas, após as quais assentamentos ou submissões com recurso às cordas são legais;
- Não são permitidos murros de mão fechada na cara, apenas de mão aberta e chapadas. No resto do corpo são legais, à excepção de golpes baixos. Da primeira ver que usar a mão fechada, o lutador é advertido; à segunda, perde uma possibilidade de romper uma manobra com as cordas; à terceira, é desqualificado;
- Quando o lutador sai do ringue, está sujeito a uma contagem até 20 antes de perder o combate.
Este título é o mais recente, tendo sido criado em Fevereiro de 2004. Desde então houve 6 campeões, com o actual a ser Nigel McGuinness, que derrotou Samoa Joe pelo título a 27 de Agosto de 2005.
Em relação aos candidatos aos títulos, quando Xavier começou a escapar às defesas do Campeonato de Pesos-Pesados, a ROH instaurou os rankings, que tinham em conta os resultados dos lutadores. Havia um Troféu de Candidatos Principais, que era atribuído na sequência de combates entre os melhores classificados nos rankings.
Quando o Código de Honra deixou de ser obrigatório, o sistema foi modificado. Passou a ser por votos do Comité dos Títulos. Quem estivesse em mais de 75% dos votos teria uma oportunidade pelo título de Pesos-Pesados ou de Wrestling Puro.
A última inovação da ROH neste campo prendeu-se com a introdução de petições. Os lutadores entregá-las-iam ao Comité, que, tendo em conta a forma dos atletas, capacidades e outros factores, as aceitaria ou não.
Quando Jim Cornette ingressou na ROH, este sistema foi abolido e regressaram os rankings. Neste momento, os rankings da ROH estão da seguinte forma:
1. Roderick Strong
2. Christopher Daniels
3. Alex Shelley
4. Jimmy Rave
5. Low-Ki (este posto já não lhe pertence, devido à sua saída da promoção este mês. O lugar deverá ser ocupado por Jimmy Yang, mais conhecido por Akio na WWE, que é o homem mais próximo do Top 5)
Escola ROHA Ring Of Honor tem uma escola de wrestling a funcionar em Bristol, Pennsylvania. O responsável pela escola é Austin Aries e a instituição já forneceu uma turma de lutadores ao circuito independente americano. A segunda turma está ainda em treino, fazendo exibições em eventos da ROH. CM Punk era o responsável antes de assinar um contrato de desenvolvimento com a WWE, onde foi já Campeão de Televisão da Ohio Valley Wrestling.
Relação com a WWE e TNAA ROH tem uma espécie de aliança com a WWE, da qual surgem trocas de talento. Não é raro aparecerem lutadores da ROH nos webshows da WWE, nomeadamente Velocity e HEAT. Também, em caso de extrema necessidade, a WWE mostrou-se receptiva a deixar lutadores seus aparecerem na ROH, como foi o caso de CM Punk há pouco tempo, que substituiu Low-Ki (apesar de este caso ter causado celeuma no seio da WWE).
Já com a TNA, o caso não tem sido assim tão fácil. Alguns conflitos de interesses têm causado divergências, nomeadamente em 2004, quando a TNA proibiu os seus lutadores de se exibirem na ROH. Essa proibição foi retirada pouco tempo depois, mas ainda há uma ou duas semanas houve problemas. Os Campeões de Tag Team da ROH, Austin Aries e Roderick Strong, lutaram na ROH no sábado anterior ao PPV da TNA, Against All Odds, não regressando imediatamente a Orlando, como a TNA tinha ordenado, o que lhes custou uma suspensão.
Controvérsia com Rob FeinsteinEm meados de 2004, um escândalo abateu-se sobre a ROH. O seu co-proprietário, Rob Feinstein, foi acusado de assediar sexualmente crianças durante os espectáculos, o que causou uma debandada por parte de alguns lutadores da companhia. O assunto foi resolvido com a saída de Feinstein, passando os seus únicos proprietários a ser Gabe Sapolsky e Cary Silkin.

"American Dragon" Bryan Danielson, actual Campeão de Pesos-Pesados.


Austin Aries e Roderick Strong, os Generation Next, Campeões de Tag Team.

Nigel McGuinness, o actual Campeão de Wrestling Puro.

Samoa Joe, Campeão da Pesos-Pesados durante 21 meses, e Jushin Thunder Liger, a lenda viva dos pesos-médios japoneses, juntos num ringue da ROH.