+ Jimmy Wang Yang / - Push de CM Punk na WWE
Antes de mais, queria apresentar a minha nova coluna semanal aqui no Blog PWP. Trata-se de destacar um aspecto positivo e um negativo do Mundo do Wrestling todas as semanas. É inspirado no programa da RTPN sobre Futebol "Trio de Ataque", exibido nas noites de Terça-Feira.Costumo simpatizar com os wrestlers logo à primeira, principalmente com os Rookies, wrestlers que vão entrando no meio de um show, e que a principio não damos muita importância a eles, mas costumam ficar na minha memória durante muito tempo.
Para referir alguns exemplos, falaria do Ken Kennedy. Gostei logo dele (e rapidamente tornou-se num dos meu wrestlers preferidos), nas primeiras imagens e videos que vi. Achei logo que teria potencial, uma boa música de entrada, despertava logo uma boa reacção no público, para além de uma auto-apresentação espetacular que fazia (e ainda faz) antes de combater contra qualquer adversário. Kennedy tem ainda uma capacidade de fazer promos fenomenal. Hoje é campeão dos Estados Unidos, combateu contra um dos maiores nomes da História do Wrestling no No Mercy e, não fosse a sua lesão, já poderia estar a combater pelo título mais importante do lado azul da WWE.
Falando das Tag Teams que criaram logo uma certa expectativa, poderia falar dos The Highlanders, que também simpatizei logo à primeira vista, ainda durante os primeiros vídeos que foram exibidos durante as semanas que antecediam a estreia da dupla no RAW. Muito engraçados durante as primeiras imagens, e a estreia no ringue só veio confirmar as minhas previsões: São grandes candidatos ao título da divisão onde lutam, para além de garantir espectaculo todas as semanas. Grande futuro se a WWE souber trabalha-los.
Há também caso de lutadores que não me disseram muito e simplesmente ignorei a sua estreia e promoção feita pela WWE a volta da sua personagem. Inevitavelmente tenho que mencionar nomes como o Umaga, ou os mais recentes MVP e a Tag Team que tem como Manager a Michelle McCool, na SmackDown!.
Todos essses exemplos de Rookie com sucesso (e os com insucesso) servem para falar de um rapaz que tem sido promovido com vídeos durante várias semanas, e penso que não foi muito beneficiado pelo facto de a SmackDown! tentar criar algo com MVP...
Jimmy Wang Yang é um cowboy Asiático, e estreou-se no ringue contra Sylvan, na última SmackDown! antes do No Mercy. Os mais atentos já o devem ter reconhecido. Trata-se de Akio, personagem que combateu na SmackDown! e no extinto Velocity desde o final de 2003 até Junho do ano passado, quando foi despedido da WWE. Jimmy Wang Yang rumou (assim que saiu da WWE) para o Circuito Independente, mais precisamente para ROH, onde ainda conseguiu um Title Shot pelo título principal da Federação, contra o campeão Bryan Danielson.
De regresso à WWE, em Junho deste ano, Jimmy Wang Yang promoveu a sua personagem durante 3 semanas como um cowboy vindo da Ásia, personagem que desperta logo curiosidade e que já foi capaz de me chamar a atenção. Jimmy Wang Yang estreou-se com uma derrota, facto que pode ser considerado, por muitos, algo de negativo. Não penso assim, acho que esta derrota inicial pode servir para a personagem ser mais trabalhada em promos e segmentos, e também pode vir a servir para uma pequena Feud com Sylvan.
De facto, não é natural na WWE, um wrestler estrear-se a perder, o que vai de encontro ao aspecto negativo que destaco nesta semana, a Invencibilidade de CM Punk na ECW.

CM Punk é um wrestler com uma categoria incrível. Técnica em ringue perfeita, psicologia e todos os outros aspectos físicos formidáveis de igual modo. Para além da capacidade física, CM Punk é dos melhores wrestlers da actualidade em termos de Promos, Segmentos e desenvolvimento de Feuds.
CM Punk foi campeão do título máximo da ROH, e não querendo falar muito da sua carreira de sucesso, digo apenas que estamos a falar de um lutador, que apesar de novo, já tem grande história no mundo do Wrestling. Todo o passado de CM Punk, e a promessa que é para o futuro, leva a que todos devam respeitar o seu trabalho e carreira, que pode (ou poderia) levar o grande salto agora na WWE.
Não quero que isto seja interpretado como uma crítica despropositada à WWE, mas sim que faça com que as pessoas que me estiverem a ler pensem na situação: CM Punk estréia-se na ECW juntamente com dezenas de outras estrelas de menor “calibre”, o que causa um certo abafamento da sua imagem; a sua Gimmick, trabalhada na nova ECW, fala que a sua dependência é a competição (qualquer competidor está sujeito a perder, o que ainda não se verificou com CM Punk até agora)...
Todos estes motivos (e certamente há mais) levam a concluir que a estréia de CM Punk na WWE não foi tão boa quanto o seu potencial merecia. Umaga (wrestler que já se estreou há mais tempo que CM Punk, e que não tem metade do seu talento, encontra-se neste momento numa onda de invencibilidade que na minha opinião é despropositada e com semelhanças à uma certa personagem que luta às Quintas-Feiras na Spike TV...) teve e está a ter um Push semelhante ao que a WWE está a aplicar a CM Punk, e não prevejo grandes sucessos ao Samoan Bulldozer...
Por outro lado, Carlito é um exemplo de um Push bem dado, que apesar de não ter nenhuma espécie de recorde de invencibilidade, já tem um bom historial na WWE, somando já os títulos dos Estados Unidos e Intercontinental. Na ECW, CM Punk não tem títulos secundários para vencer, é certo, mas poderia entrar em Feud contra um dos ECW Originals, por exemplo...
CM Punk numa situação “normal” de chegada à WWE, excluindo ECW’s, já poderia ter ganho um título secundário e já poderia ter o colocado em disputa, quem sabe até perdendo o mesmo... Punk na ECW é como uma atração, que luta 5 minutos por semana sem grande objectivo definido e sem grande futuro pela frente, a curto/médio prazo. Espero que a WWE repense rapidamente o futuro de Punk, ou um dos maiores tesouros do Wrestling poderá não passar de apenas uma promessa na WWE...
(Coluna escrita há algum tempo, portanto podem haver certas mudanças em termos de títulos ou de Storyline que não foram focadas aqui)
« Página Principal | Próximo Post »





1 Comentários:
Correndo o risco de isto ser um pouco onanista, uma vez que também pertenço ao blog, ainda assim parabéns por este espaço, Rafael. Acho que está muito bem conseguido.
Em parte concordo contigo. É verdade em geral que os melhores nomes do wrestling começaram com um modesto "push", alguns até sem "push" nenhum, e foi por irem subindo a pulso que criaram alguma empatia com o público. Quando se é "face", algumas derrotas injustas até podem ajudar a formar a "gimmick".
Mas tenho que te dizer que não concordo na totalidade com o que dizes. No caso do CM Punk não me parece que este "push" seja problema. Ele é, de longe, o wrestler mais estimulante a aparecer nos últimos tempos. E ele faz a ponte entre a IWC, que já o segue, e os fiéis da WWE, que já gostam dele.
CM Punk é uma espécie de Goldberg, versão "bom-no-ringue". E o Goldberg é o melhor contra-exemplo à tua argumentação: afinal, ele foi promovido como uma máquina invencível. E ganhou quase 100 combates sem ser nunca derrotado até ter a sua primeira "feud" de jeito. Como a WCW fez uma promoção imensa à sua pessoa, isso não o impediu de se tornar um dos wrestlers mais famosos de sempre.
E, para além disso, que dizer então do que a TNA faz com Samoa Joe? Ele pode ser muito bom wrestler, mas isso não justifica o aborrecimento em que se tornaram os seus combates. O seu "número" é muito bom (apesar de ainda não ter entendido se afinal é "face", "heel" ou "tweener", porque acho que vai mudando todas as semanas), mas se não há qualquer surpresa no resultado dos combates, e ele vai sempre sair vencedor, quão estimulante pode ser assistir a eles?
Já na WWE, repara o que aconteceu com o Lashley. De invencível passou a derrotado pelo JBL quando menos se esperava. Acredito que isso acontecerá também com o Punk, e que a expectativa da quebra da sua invencibilidade será mais um factor para agarrar as pessoas à nova ECW. Quem sabe em Dezembro?...
Enviar um comentário