Blog Pro Wrestling Portugal: Eu ainda sou do tempo...



Eu ainda sou do tempo...

Saudações a todos! O meu nome é João Rocha, mas alguns de vocês que tenham frequentado a Internet nos lugares e momentos certos, talvez me conheçam como Myke Greywolf.

Graças à gentileza do António, sou o novo contribuidor para o blog "Pro Wrestling em português", onde oferecerei a minha opinião, notícias e comentários aos eventos que fazem a história da luta livre profissional, em especial da WWE. Espero que apreciem as palavras que tenho para oferecer! Nem sempre eu concordarei com o António, e tenho a certeza, nem sempre ele concordará comigo. Mas já sabem como são as opiniões...

Eu assisto a wrestling desde 1989, a época em que a ascensão meteórica da então WWF atingia o seu auge, e o pro-wrestling tornava-se finalmente uma forma de entretenimento pertencente ao "mainstream". Nessa altura, acompanhava-se a programação regular da WWF em canais de satélite, como a Sky One e a Eurosport. Os programas "Wrestling Challenge" e "Superstars of Wrestling" mostravam uma amálgama de combates em que as estrelas da federação exibiam as suas medalhas esmagando impiedosamente "jobber" após "jobber", e as promoções e entrevistas eram quase todas pré-gravadas contra um cenário fixo. Os combates entre lutadores reputados eram praticamente inexistentes, e apenas comecei a vê-los quando chegou às minhas mãos uma cassete VHS vinda de partes incertas, com uma gravação de 4ª geração do Royal Rumble de 1990. Era um sonho tornado realidade: finalmente tinha a oportunidade de ver as estrelas dos ringues em embates titânicos entre si, e o "battle royal" de 30 homens era a coisa mais fantástica que já tinha visto. Nesse ano, ganhou Hulk Hogan. O único lutador presente nesse PPV que ainda está no activo na WWE, é Shawn Michaels.

Nessa época, os PPV's eram o culminar de "feuds" épicos construídos minuciosamente durante vários meses, em que os lutadores envolvidos nunca lutavam um com o outro, e utilizavam o melhor das suas capacidades frente à câmara para se insultarem mutuamente, interferindo por vezes em combates do outro, e tendo por vezes entrevistas a dois, que acabavam quase invariavelmente em ameaças e lutas de rua.

Mas nunca se encontravam em combate oficial antes daquele momento culminante no PPV, em que a verdade era finalmente revelada: quem era, afinal, o melhor lutador?

Hoje em dia, a WWE tem o seu talento dividido em 2 marcas, e no seu conjunto, essas marcas proporcionam aos fãs mais de um PPV por mês. Os programas regulares têm, todas as semanas, combates que, há alguns anos, eram dignos de serem "main events" de PPV's, e deixaram de haver "jobbers" declarados para deixar que lutadores talentosos, carismáticos e com "gimmicks" interessantes sejam tratados como tal. "Feuds" são criados duas semanas antes do PPV em que é suposto culminarem, só para arranjar mais um combate para encher o "time slot". Lutadores com bons contactos são elevados a campeões com a velocidade de um relâmpago, enquanto outros, talentosos e dedicados, são deixados durante meses e anos e fazerem "jobs" para os primeiros.

Como espectáculo, a WWE é mais aparatosa, espectacular, escandalosa, e ousada que nunca. Mas será que, como entretenimento, melhorou desde há 15 anos?

A empresa de Vince McMahon parece empenhada em injectar-nos, todas as semanas, uma dose ininterrupta de adrenalina para a veia. Mas os bons combates são como a comida: para quem tem fome, mesmo um papo-seco é um banquete.

O que será melhor? A alimentação intravenosa, ou o adiamento do prazer? Banalizar a excelência não é solução, porque nada que seja banal dá prazer - mesmo sendo excelente. Os PPV's deviam voltar a ser algo de realmente especial, e não simplesmente "mais-do-mesmo".

Suponho que é difícil voltar atrás no tempo, mas em última instância, as forças do mercado ditarão o equilíbrio ideal das coisas. Ignorar esse equilíbrio, é o que se chama um "erro de negócio". A WWE parece ter ido, em 15 anos, do 8 para o 80... e o pior, é que por este andar, dentro de outros 15 anos, estaremos no 800.
| Próximo Post »
| Próximo Post »
| Próximo Post »
| Próximo Post »
| Próximo Post »
| Próximo Post »

0 Comentários:

Enviar um comentário